
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3: 17)
A Palavra de Deus, relevada na Bíblia, ensina-nos a que tenhamos inúmeras práticas na nossa vida. Mas Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, resume-as num simples versículo, compilando desta forma todas as suas ordenanças e mandamentos: “tudo o que fizerdes (…) fazei-o em nome do Senhor Jesus.” (Colossenses 3: 17). Mas o que significa verdadeiramente isso?
Fazer algo em nome do Senhor Jesus significa agir como se por Ele mesmo fosse feito. Como se o próprio Jesus a estivesse a fazer.
Desta forma, deve ser a nossa vida, reflexo Dele, das Suas palavras, das Suas ações. Ser como que um espelho diante de Jesus, e ver na nossa vida só e apenas a Sua imagem refletida.
Assim Ele nos ensina: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9: 23). Significa isto que a nossa velha natureza deve ficar para trás, a partir do momento em que O seguimos, só importando Ele, Jesus Cristo. O que Ele pensa, como Ele age.
Apesar desta santificação não ser automática, é um processo necessário por que todos os crentes têm de passar, que demonstra o que em nós foi operado por Ele, e evidencia a nossa fé em Cristo (Tiago 2:18).
A Palavra de Deus também nos ensina a que, em tudo o que façamos, devemos glorificar o nome de Deus, o Seu caráter, aquilo que Ele é. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10: 31) Isso significa que, quando fazemos todas as coisas em nome de Jesus Cristo, estamos a dar glória a Deus, a honrar o Seu nome.
E como não O glorificar? De facto, fomos feitos novas criaturas, nascidas em Cristo, por vontade de Deus. “a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1: 12-13) Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus;” (1 João 5: 1). Dele vimos, por Ele seguimos, para Ele vamos. Tudo por graça de Deus, dádiva imerecida.
Por isso, tudo o que dizemos, ou fazemos, deve refletir a gratidão que sentimos por termos recebido, através de Jesus Cristo, a salvação e o perdão de todos os nossos pecados. Por a nossa relação com Deus ter sido restabelecida.
E tudo o que dizemos, ou fazemos, deve ser o cartão de visita de Cristo para todo o pecador. Como se Ele mesmo exortasse através de cada um de nós!
Procuremos então viver, todos os dias de vida que Deus nos concede, de acordo com essa maravilhosa graça recebida.
Glorifica a Deus, em nome de Jesus Cristo!
“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, Nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5: 20-21)
Crédito de imagem: Cengiz SARI