
“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17: 7-8)
2020 tem sido um ano de imensas dificuldades. Repleto de mudanças, ajustes e reajustes. Ano que nos tem feito refletir e readaptar a nossa forma de viver. Principalmente, um ano que tem abanado os alicerces da nossa confiança. Das nossas certezas.
Nada é certo.
Mas a verdade é que sempre foi assim. Tantas vezes tomámos o amanhã por certo, a vida que levávamos por segura. Mas a verdade é que o amanhã não nos pertence. A nossa vida está nas mãos de Deus. Só Ele conhece plenamente o nosso futuro. Só Ele sabe o que virá.
Como Tiago escreve na sua epístola: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4: 13-15)
Mas tantas são as vezes que não o fazemos. Planeamos e não consultamos o Senhor. Fazemo-nos senhores das nossas vidas, quando é Deus o Senhor da vida.
Do Senhor somos. Por Ele vivemos. Para Ele iremos.
O único chão firme que poderemos algum dia caminhar é aquele que Deus nos dá a conhecer através da Sua Palavra. Seu Filho, Jesus Cristo.
Só Ele é Caminho firme, a nossa única certeza. Aquela que nunca se abala, independentemente das dificuldades que poderemos encontrar. Das adversidades que poderemos enfrentar na vida. Vida esta que Deus nos dá.
Só em Jesus teremos verdadeira vida. Porque Ele vida é.
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14: 6)
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mateus 7: 24-25)
Jesus é a nossa Rocha. A única que devemos tomar por certa, e em quem nos devemos firmar. A única que nunca se abala.
Procuremos ser, então, como a árvore descrita por Jeremias. Coloquemos a nossa confiança no SENHOR. Permitamos enraizar-nos na Rocha que Ele é. Crescer Nela. Ser por Ela sustentados. Certamente ficaremos firmes, independentemente de qual seja a adversidade que nos seja colocada na vida. Porque Deus firme é. Só Ele permanece eternamente.
Permaneçamos firmes na Rocha!
“Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna;” (Isaías 26: 4)
Crédito de imagem: Barrie Johnson