
“Não temas.” Repetidamente, uma e outra vez, Deus, na Sua Palavra, diz-nos: “Não temas“.
O ser humano naturalmente teme. Com o seu primeiro pecado, o temor também nasceu. E teme ser condenado. Teme a santidade. Teme a incerteza. Teme inimigos maiores do que ele. Teme aquilo que não vê. E num período tão difícil como este que vivemos por causa da pandemia, teme a doença e a morte.
Mas aqueles que conhecem o coração de Deus, revelado ao enviar Seu Filho unigénito para morrer pelos nossos pecados, nunca poderão ser governados pelo medo. Jesus veio para libertar-nos do medo e dar-nos verdadeira paz.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14: 27) “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.” (Mateus 11: 28), assim Ele disse. Só Jesus pode dar-nos verdadeiro descanso e remover o temor do nosso coração.
Mas por vezes, pela nossa pequena fé, o medo ainda surge. E com ele, a ansiedade. Como lidar? Como a superar? A Palavra de Deus não é silenciosa, e diz-nos: pela oração.
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4:6)
A oração é o antídoto para qualquer medo e ansiedade.
A ansiedade está sempre enraizada no “eu”, enquanto a oração está firmada em Deus.
A ansiedade tem uma visão estreita e restrita, enquanto a oração possui uma visão ampla e expansiva da vida, com um Deus Todo-Poderoso no centro. Perante Ele tudo encolhe e torna-se verdadeiramente insignificante.
A ansiedade tem um foco horizontal, a oração tem um foco vertical.
A ansiedade nunca levanta os olhos sobre o problema, a oração ergue os olhos acima do problema e foca a visão no bom Deus.
A ansiedade olha para as suas próprias capacidades para resolver o problema, enquanto a oração olha para Deus, que pode suportar-nos e sustentar-nos através da tribulação.
A ansiedade é uma expressão de medo, pela falta de controlo na situação, a oração é uma expressão de fé n’Aquele que TUDO pode.
Por isso, não andemos com medo ou ansiosos por coisa alguma. Antes, oremos e confiemos em Deus! E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus. (Filipenses 4: 7)
“Tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, Eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Isaías 41: 9-10)
Crédito de imagem: Sasha Freemind