
Precisamos de salvação em Jesus porque somos pecadores. Porque antes de Jesus operar em nós a salvação, ou seja, antes de nos dar a vida, estamos mortos nos nossos delitos e pecados (Efésios 2.1), vivemos separados de Deus.
Quando Deus criou o homem, colocou-o no jardim do Éden para o cultivar e o guardar, e deu-lhe uma ordem: “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Génesis 2.16-17).
Deus deu uma ordem clara. O homem podia comer livremente os frutos de todas as árvores do jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal. O fruto dessa árvore estava-lhe vedado, e o castigo para a desobediência seria a morte.
Cedendo à tentação do diabo, Eva comeu do fruto da árvore e o deu a Adão, que também o comeu. Ambos desobedeceram a uma ordem clara e direta de Deus, ambos pecaram. (Génesis 3.1-6).
O castigo da desobediência a essa ordem, foi a morte espiritual e a separação de Deus. Deus é justo e verdadeiro, cumpriu o que lhes tinha dito que aconteceria se a sua ordem fosse violada.
Este castigo e esta separação é válido para toda a descendência de Adão e Eva. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos 5.12).
Por causa do pecado de Adão e Eva, também nós nascemos pecadores e separados de Deus.
O que temos que fazer para voltar a ter acesso a Deus?
Precisamos de reconhecer este nosso estado, de nos arrepender-mos dos nossos pecados e de confiar em Deus como nosso Salvador. Ele então nos regenera, nos faz nascer de novo, livrando-nos da morte espiritual em que estamos. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” (1 Pedro 1.3).
E é por isto que dizemos que é salvação em Jesus. Porque foi ele que foi enviado por Deus à Terra, para morrer no nosso lugar, e ressuscitar. Por causa da sua perfeita justiça e do seu perfeito sacrifício, ele “tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,” (Hebreus 5.9).
Crédito de imagem: Ryoji Iwata