
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7: 7-8)
Fomos criados para a glória de Deus (Isaías 43: 7), para ter uma relação pessoal com Ele. Por isso, a nossa única possibilidade de satisfação é Nele.
Não devemos procurar a nossa satisfação em nós mesmos, nas outras pessoas ou nos bens materiais.
Fazer de nós o centro do universo, à volta de quem tudo gira, não resolve a nossa insatisfação. Também as pessoas ao nosso redor não podem preencher o nosso vazio, porque, por muito que nos possam dar, são falíveis como nós. A nossa abundância, por muita que ela seja, também não pode satisfazer-nos, pois não preenche as necessidades do nosso coração.
A nossa verdadeira satisfação e alegria vêm de Deus, porque foi Ele que nos criou e plenamente conhece todas as nossas necessidades. Só Nele está a verdadeira fonte da vida (Salmos 36: 9), na qual nos podemos plenamente satisfazer.
Por isso Jesus disse acerca de Si mesmo: “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4: 14)
Só em Deus poderemos encontrar a nossa satisfação. Então, como a podemos buscar?
Procura tempo na Palavra de Deus
Passar tempo na Palavra de Deus, a ler, a estudar, a memorizar, traz-nos conhecimento da vontade de Deus para nós, e isso traz-nos propósito à vida.
A Palavra de Deus também pode ser fonte de sabedoria prática para o nosso dia-a-dia. E pode ajudar-nos a guiar os nossos passos.
Mas ela é também o nosso prazer, a nossa satisfação. Como diz o salmista: “Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros” (Salmos 119: 24). E outra vez: “Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer” (Salmos 119: 174). Mesmo em dificuldades, ele diz: “Aperto e angústia se apoderam de mim; não obstante, os teus mandamentos são o meu prazer.” (Salmos 119: 143)
Também o apóstolo Paulo, quando escreveu aos Romanos, disse: “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.” (Romanos 7: 22)
Para além de útil para outros propósitos, – “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,” (2 Timóteo 3: 16) – vemos que a palavra de Deus é uma fonte de satisfação para o crente.
Reservemos, por isso, parte do nosso tempo para a Palavra de Deus.
Procura tempo em oração
Procura passar tempo com Deus em oração, falar com Ele, entregar-Lhe a tua vida e os teus anseios. Agradecer-Lhe tudo o que faz por ti, e pedir-Lhe que te guie e oriente.
A oração é fundamental na vida do crente. Como podemos ter intimidade com alguém sem falar, sem partilhar a vida com essa pessoa? Na nossa relação com Deus passa-se a mesma coisa.
São várias as passagens da Bíblia que nos exortam à oração: “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5: 17), “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” (Romanos 12: 12), entre tantas outras.
E também temos a promessa de que, se orarmos segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. “Longe está o Senhor dos ímpios, mas escutará a oração dos justos.” (Provérbios 15: 29).
A vida de Jesus está cheia de exemplos em que Ele procurou tempo para estar com o Pai em oração. “E, tendo-os despedido, foi ao monte para orar.” (Marcos 6: 46). Mesmo antes de ir para a cruz, antecedendo o período de maior provação na Sua vida, Jesus procurou tempo para orar ao Pai: “E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.” (Mateus 26: 44).
Falar com o nosso Deus e ter comunhão com Ele, traz-nos uma satisfação que não podemos encontrar em mais lado algum.
Procura oportunidades para servir
Servir os outros, em nome do Senhor, é também fazer a vontade de Deus e seguir o Seu exemplo.
Podemos servir os outros com os bens que Deus nos dá. “Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?” (1 João 3: 17), e ainda “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” (Tiago 2: 15-16).
Mas servir os outros não é só providenciar-lhes os bens materiais. Podemos ajudar com palavras, com ações, com tempo, com oração…
Servir a Deus dá sentido à vida e traz satisfação. Em Atos 13: 36, vemos Davi sendo apresentado como alguém que morreu, após ter servido conforme a vontade de Deus: “Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu (…)“.
Sirvamos nós, também, desta forma agradável a Deus e, mesmo no meio das dificuldades, Ele nos porá alegria e satisfação genuína no coração.
O nosso maior exemplo – Jesus Cristo
Jesus veio numa missão, veio fazer a vontade do Seu Pai. Durante o Seu ministério na Terra não se desviava para outras coisas, e diversas vezes o disse.
Também Ele tirou do seu tempo para a palavra, para a oração e para servir.
Jesus é Deus, sendo Ele próprio a Palavra. Por isso Ele usava o Seu tempo para a anunciar aos perdidos e para a ensinar aos Seus discípulos. “E Ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que Eu ali também pregue, porque para isso vim.” (Marcos 1: 38)
Também já vimos que Jesus procurava tempo para estar com o Pai em oração. “E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” (Marcos 1: 35)
E por último, Jesus veio para servir e não para ser servido, como ele próprio declarou. “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20: 26-28)
“Buscai-me e vivei.” (Amós 5: 4b)
Se já és um filho de Deus, tens de O pôr em primeiro lugar na tua vida, Ele tem de ser a tua prioridade, só assim podes ter plena satisfação em Deus!
Se ainda não aceitaste Cristo no teu coração, volta-te para Ele! Ele é o único que pode satisfazer os desejos e anseios do teu coração. Não há nada neste mundo que possas ter ou fazer, que chegue perto da satisfação que Nele podes encontrar.
“Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.” (Salmos 63: 3)
Crédito de imagem: Austin Neill